Catarata

Catarata é uma opacificação do cristalino que atrapalha a entrada de luz nos olhos, levando a uma diminuição da visão. As alterações podem ser desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Existem fatores de risco para provocar ou acelerar o aparecimento da catarata tais como, medicamentos, substâncias tóxicas, doenças metabólicas ( diabetes e hipertensão arterial), traumas, radiações, doença ocular, cirurgias intraoculares prévias e infecção durante a gravidez. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil.

Miopia

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade.

Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão do nervo óptico, provocando alteração no exame de campo visual, podendo levar à cegueira se não diagnosticado precocemente e tratado de imediato ao diagnóstico.
Na maioria dos casos, vem acompanhado de pressão intraocular elevada.

Essa pressão se eleva decorrente de uma falta de harmonia entre a produção e drenagem do humor aquoso , porém pode ocorrer também glaucoma de “baixa pressão” , onde se diagnostica lesão no Nervo Ótico, mesmo que o paciente tenha uma pressão dentro dos padrões estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Hipermetropia

Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho.

A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Hipermetropia
Astigmatismo

É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.

Presbiopia

Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade pra enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formaa de correção da presbiopia.

Presbiopia
Crosslinking

Procedimento cirúrgico de tratamento do Ceratocone progressivo e da Ectasia Pós cirurgia refrativa. A ideia original do uso da Riboflavina e dos raios ultravioletas é para o enrijecimento do tecido corneano e sua estabilização.

Crosslinking
Cirurgia Refrativa

Cirurgia refrativa são os procedimentos cirúrgicos que visam a mudança da refração dos olhos e consequente correção dos vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Dependerá de cada indicação cirúrgica.

Pode ser utilizado o excimer laser com suas duas modalidades, PRK ou Lasik.No PRK o laser é aplicado direto na superfície da córnea e a recuperação visual é mais lenta que o Lasik. O Lasik consiste numa delaminação da córnea e aplicação do laser no seu interior.

Pterígio

Um crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea.

Pterígio

© Copyright 2023. Todos os direitos reservados.